Estrada Principal

Salmo 69.13-18

O caminho do justo é uma estrada plana (Pv 15.19).

Um viajante contou a seguinte história: “Certa vez eu tentava arranjar carona numa estrada bravia da Irlanda. Um fazendeiro local que me recebeu em seu velho caminhão, disse-me que conhecia um atalho conducente a bela estrada, a qual me levaria mais perto de meu destino. E tirou seu velho veículo da estrada principal, tomando um caminho lamacento, próprio para carroças. Trinta metros longe da estrada, atolamos na lama grossa. Saí do caminhão e tentei empurrá-lo. Não consegui. Eu estava com pressa, e embora sentisse pena do fazendeiro, precisava prosseguir viagem. Desejando-lhe muitas felicidades, voltei à estrada à procura de outra carona”. 
Esta história traz a memória a lembrança dos perigos que corremos quando abandonamos a estrada principal. Tomar alguns atalhos pode resultar em muitos prejuízos para nós. As promessa de felicidade e caminho mais rápido podem nos levar ao atoleiro. Existem muitas ruas sem saída e caminhos que levam a precipícios. 
Precisamos nos manter na estrada principal da vida, nos caminhos do Senhor, na direção da Palavra de Deus, tendo sempre o cuidado para não ceder às tentações dos desvios. Mas se porventura sairmos do caminho, nem tudo está perdido. Podemos retornar até a estrada principal novamente e seguir na direção correta. Deus nos levará até o destino certo. “Deus não nos abandona quando saímos da estrada principal, apanhamos um atalho e nos atolamos estupidamente na lama. O compromisso de Deus é de jamais nos abandonar. O pai continuou a amar seu filho pródigo enquanto este andava pelo país distante, ilustrando um amor que não depende do desempenho da pessoa amada” (Malcom Smith). Quando confessamos nossos pecados e buscamos a ajuda de Deus, ele nos socorre. “Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro” (Sl 40.2). O Senhor guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis.

O caminho de Deus é perfeito e ele torna perfeito o nosso caminho. 

Comentários