Aproximados de Cristo

Tiago 4.7-10

Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura (Hb 10.22).

Paulo fala que Judeus e Gentios foram aproximados uns com os outros: “Fostes aproximados pelo sangue de Cristo” (Ef 2.13). Também por Cristo, eles foram aproximados de Deus. “Pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito” (Ef 2.18). Se antes existia uma dupla separação, agora já não existe. 
Mediante Jesus Cristo, temos união com o povo de Deus e união com Deus. Precisamos aproveitar e viver este privilégio. Precisamos exortar uns aos outros a experimentar esta aproximação. 
O autor da carta aos Hebreus fala que devemos nos aproximar de Deus em plena certeza de fé (Hb 10.22). Podemos nos aproximar com confiança. Tiago diz que devemos nos sujeitar e achegar a Deus e resistir ao diabo. “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!” (Tg 4.8a). Tiago fala que é necessário uma aproximação sincera. “Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração” (Tg 8b). Esta aproximação só é possível, pois Cristo é nosso intercessor. É na paz de Cristo que temos paz. Cristo promove nossa aproximação com Deus. Podemos confessar os nossos pecados e ser perdoados. Nos humilharmos e na presença de Deus somos exaltados. 
Esta nossa proximidade de Deus é em Cristo Jesus e pelo sangue de Cristo. John Stott explica que a expressão “em Cristo” significa a união pessoal com Cristo hoje, mediante a qual a reconciliação conseguida por ele é recebida e desfrutada, é a conversão cristã ou a experiência contemporânea da união com Cristo. Enquanto que a expressão “pelo sangue de Cristo” significa sua morte sacrificial na cruz por nossos pecados, através da qual nos reconciliou com Deus e uns com os outros. É o evento histórico da cruz. Estávamos longe, mas graças a Deus fomos aproximados 


Aproxime-se de Deus pelo sangue de Cristo. 

Comentários