A pena pesou

Atos 20.32-38

A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma (Pv 10.22).

Uma lenda do deserto conta a história de um homem que ia se mudar de um oásis e começou a carregar seu camelo. Colocou os tapetes, os utensílios de cozinha, os baús de roupas e o camelo aguentava tudo. Quando ia saindo, lembrou-se de uma linda pena azul com que seu pai o tinha presenteado. Resolveu pegá-la e a colocou em cima do camelo. Neste momento, o animal arriou com o peso e morreu. “Meu camelo não aguentou o peso de uma pena”, deve ter pensado o homem. 
Quando vemos alguém passando por dificuldades, às vezes olhamos e pensamos: Só por isso fulano está tão desanimado… Mas, na verdade, não sabemos o que realmente esta pessoa está passando. Às vezes o problema que enxergamos pode ser apenas uma pena. Mas esta pena é como uma última gota que é capaz de fazer transbordar um pote. Devemos ser sensíveis aos problemas das pessoas que convivemos. Não devemos nos aproximar com desdém ao sofrimento de nosso próximo. Isso é uma forma de acrescentar ainda mais peso à sua dor. Também não devemos nos aproximar, simplificando o seu problema. Isso é falta de sabedoria. Devemos nos achegar com o real desejo de ajudar. 
Como a presença de Deus traz alívio à dor, nós também devemos ajudar aquele que sofre. Podemos ser um agente de Deus na vida de nosso irmão. Podemos estender a mão, ajudar a carregar o peso, dar um bom conselho e ser companhia. É muito bom saber que podemos levar alívio a alguém. Com maravilhosamente ensinou Paulo: “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber” (Atos 20.35).
Também é importante lembrar de tomar cuidado com o acúmulo de peso que aos poucos passamos a carregar. Sempre busquemos alívio em Deus para também não arriarmos. Deixemos nossas cargas pesadas nas mãos de Deus e ajudemos nosso próximo a carregar a deles.  

Tenhamos motivação e disposição de ajudar nosso próximo com dedicação.

Comentários