Oportunidade no sofrimento

1Tessalonicenses 5.12-22

Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra (Sl 119.67).

Todos nós sofremos e conhecemos o que é a dor da aflição. Como então lidar com o sofrimento? Não é fingindo que os problemas não existem e nem tornando-os maiores do que já são. A melhor maneira é ter em mente as coisas boas que podem ser extraídas do sofrimento. 
É através das dificuldades que temos as maiores oportunidade de chegar mais próximos de Deus. Quando tudo parece perdido nossa fé é despertada, pois sabemos que nada mais pode nos ajudar se não a bondade do Senhor. O pregador holandês, Dr. Joel R. Beek, disse o seguinte: “Na prosperidade o povo de Deus fala de viver pela fé; muitas vezes conselhos obscuros de palavras sem conhecimento; mas é na adversidade que eles alcançam o conhecimento prático do que é viver pela fé. Mesmo o ímã da rica misericórdia de Deus não traz e mantém tão perto o rebanho do seu Grande Pastor como as cordas da aflição”.
Conhecemos mais a Deus no sofrimento, pois encaramos a realidade da vida. Passamos a pensar nas coisas do alto dando menor valor às coisas desta terra. Cremos mais nas promessas de Deus e as entendemos de coração. Conversamos mais com Deus. Desejamos estar com o Senhor, lembramos das suas promessas de ter no céu um lugar preparado para nós, onde não haverá mais sofrimento, nem lágrima e nem dor. 
O sofrimento acaba com nosso orgulho e vaidade. A aflição não só faz o verdadeiro crente se humilhar diante de Deus, mas o conserva humilde. A aflição faz secar o reservatório do combustível que alimenta o seu orgulho. Nos aproximamos mais de Deus quando estamos passando por dificuldades, pois somos confrontados com nossos pecados. Nossa mente passa a esquadrinhar cada canto de nossa vida. Arrependidos, confessamos a Deus e alcançamos seu perdão. “Em tudo (até mesmo nas aflições) dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5.18). 


A aflição coopera para o bem quando nos afasta das coisas ruins deste mundo. 

Comentários