Teoria Prática

Salmo 36.7-10

“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fp 4.9).

Às vezes usamos a frase “a teoria na prática é outra”. Li um artigo que rebatia isso dizendo: “Teoria deve ser teoria prática, ela só deixa de ser prática quando nosso comodismo prefere fazer as coisas da forma mais rápida, mais cômoda e mais errada. Teoria que não passa de teoria não precisa existir, temos que parar de viver de atalhos, quando conhecemos a estrada principal. A teoria de uma receita de bolo, quando seguida integralmente, passo a passo, traz um resultado excelente. Um bolo feito sem a mesma precisão tem maior chance de não alcançar resultado satisfatório”.
Isso é bem verdade quando se diz respeito a seguir os ensinos da Bíblia. A Palavra de Deus não é composta de teorias que podem não funcionar na prática. Pelo contrário, encontramos a promessa de que se colocarmos em prática o que aprendemos seremos abençoados. “Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês” (Fp 4.9 - NTLH). 
Mais do que isso, a Bíblia não é apenas uma teoria. Não é uma suposição ou especulação. A Bíblia é a verdade. O verdadeiro caminho para a vida. Devemos praticá-la. Se somos cristãos, devemos viver como cristãos. Devemos cumprir os mandamentos de Deus. A teoria que não é praticada, não adianta para nada. A Bíblia é um conjunto de princípios para o nosso bem. É o manual da vida. 


Não busque atalhos, siga pelo caminho sinalizado por Deus. 

Comentários