Cuidado!

1Timóteo 4.11-16 

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Tm 4.16).

Cuidado! Perigo! Estas palavras são um alerta. Sempre estão sinalizando coisas importantes. Uma curva perigosa, um mar bravio, uma cerca elétrica. Mas nem sempre estamos dispostos a respeitar placas. O perigo parece um desafio. Como dizem: “gosto de viver perigosamente”. 
Paulo chama a atenção de Timóteo. O que diz a ele é muito simples e deve ser ouvido e praticado por cada um de nós. Paulo disse que Timóteo tivesse cuidado com a doutrina e com a sua vida. Doutrina e vida devem ser inseparáveis. Este deve ser nosso principal CUIDADO. 
É necessário cuidar da doutrina. Estarmos abertos ao conhecimento da verdade. Estudar a Bíblia. Tornar este estudo um hábito. Quanto mais conhecemos, mais vamos amar a Palavra de Deus e mais vamos desejar divulgá-la. Muitos vivem proclamando mentiras por não ter cuidado com a doutrina. Muitos vivem sem paz, sem luz e direção por falta de conhecimento da palavra de Deus. Quem descuida da doutrina, já está descuidando da vida. 
É necessário cuidar da vida. A doutrina estudada precisa ser aplicada. A doutrina gera vida, quebranta nosso coração e nos fortalece para produzirmos frutos. Cuidar da vida é viver de forma condizente com a doutrina que aprendemos. Viver em santidade, no esforço de aplicar o conhecimento da verdade. A nossa preocupação não é cuidar da vida dos outros. Precisamos cuidar da nossa vida. 


Quem cuida de si e do que fala está no caminho da salvação.

Comentários