Saber dói

Eclesiastes 1.12-18

“Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo”  (2 Co 4.6).

Saber dói! É isso que Salomão disse em sua velhice e com toda a sabedoria que adquiriu ao longo de sua vida. Sua intenção é mostrar que ao observarmos o mundo e ao adquirirmos mais e mais informações sobre ele, descobrimos que existe ilimitada desordem e desolação em todos os cantos. A corrupção, a degeneração, a destruição em todas as esferas podem ser constatadas pela simples observação e estudo de qualquer campo do conhecimento. Vivemos num mundo arruinado pelo pecado e conhecer e viver nesse mundo só aumenta a tristeza. 
Como então sentir alegria e ser feliz num mundo assim? O Apóstolo Paulo nos oferece uma solução: Cristo! Ele, Jesus Cristo, é o único que pode iluminar o nosso entendimento para vislumbrarmos o que era este mundo antes do pecado, antes das penalidades impostas por Deus ao homem e à criação por causa da nossa desobediência. Cristo também ilumina nosso coração, dando-nos esperança de restauração da vida e da criação para que voltem a manifestar a Glória do Criador. Portanto, nossa busca por conhecimento não pode abrir mão de usar como base, fundação e suporte o conhecimento de Cristo através do Evangelho e da iluminação do Espírito Santo em nossos corações para que haja esperança e alegria. Do contrário, o conhecimento aumentará a dor do viver.


Na face de Cristo resplandece a luz que ilumina o caminho do conhecimento.

Comentários