Ouvindo críticas

Eclesiastes 7.21-22

“Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la” (Sl 34.14).

É muito importante vigiar o que falamos, mas também é tão importante vigiar o que ouvimos. Diz o sábio: “Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem, para que não venhas a ouvir o teu servo a amaldiçoar- te” (Ec 7.21).  Não fique escutando tudo o que os outros dizem, você vai acabar ouvindo alguém falar mal de você. 
Fato é que, querendo ou não, um dia vamos escutar alguém falando mal de nós. Ou alguém vai nos contar que estão falando algo de nós pelas costas. Esta é a hora de buscar em Deus controle para lidar com esta situação.  
Qual é a sua primeira reação quando você toma conhecimento de que as pessoas estão falando mal de você? Raiva? Você quer confrontar a pessoa e acabar com isso de uma vez? Salomão, o Pregador, tem algumas palavras de sabedoria. Ele ensina o que fazer quando falam mal de você. Ele diz: “Não apliques o teu coração”. Não leve isso tão a sério. Deixe para lá. Já parou para pensar sobre o que estas pessoas diriam de você se elas realmente soubessem toda a verdade? Conhecessem seus pecados mais ocultos? Ele ainda diz: “Tu mesmo tens amaldiçoado a outros”. Antes de você sair atirando em todo o mundo, lembre-se das vezes que você também falou mal de outras pessoas. Antes de ficar magoado com o que os outros dizem, procure ouvir o que Deus tem a dizer sobre você. Aprenda com as críticas, mas não as leve para a cama. 


Não deixe que as críticas o transforme em um crítico. 

Comentários