Líder sábio

1Coríntios 3.6-9

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.” (Cl 3.23).

Um líder deve ter as seguintes qualidades: Humildade, propósito, confiança, personalidade, calma, domínio próprio, paciência, simpatia, abnegação, obediência e amor. Bruce Larson, em seu livro Vento e Fogo, assinala alguns fatos interessantes sobre o grou do Canadá: “Estes grandes pássaros, que voam por longas distâncias, através de continentes, têm três qualidades notáveis. Primeiro, eles alternam a liderança. Nenhum pássaro fica na frente o tempo todo. Segundo, eles escolhem líderes capazes de lidar com turbulência. Por fim, durante todo o tempo em que um pássaro está na frente, os demais o seguem emitindo um som como de buzina, aprovando sua liderança. 
Este seria um modelo muito bom para a igreja. Certamente nós precisamos de líderes que saibam lidar com turbulência e que entendam que a liderança deve ser compartilhada. Mas, acima de tudo, precisamos de uma igreja em que todos se unam e que estejam o tempo todo “buzinando” encorajamento.
Deus nos chama para servi-lo e, por vezes, somos colocados na frente, para dirigir algum trabalho especial. Como temos exercido nossa liderança? 
Precisamos sempre lembrar que a obra é de Deus. Nós somos apenas cooperadores nesta obra. Que todos nós, quando líderes, saibamos agir com humildade e amor e, quando liderados, possamos ajudar e encorajar nosso líder.


Alegre-se, seja qual for o seu trabalho para o Senhor.

Comentários