Humilde obediência

Miqueias 6.1-8

Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor.” (Sl 4.5).

O que é que o SENHOR Deus exige? Obediência ou oferta de sacrifícios? Mais do que grandes sacrifícios, Deus requer de nós humilde obediência. No livro de Miqueias 6 encontramos uma exortação de Deus ao seu povo. Ele trata carinhosamente aquelas pessoas, chamando-as de “povo meu”. Deus diz que o que ele mais desejava não eram sacrifícios de milhares de carneiros, milhares e milhares de rios de azeite e muito menos que eles oferecessem o filho mais velho como sacrifício. Miqueias disse ao povo: “O SENHOR já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus” (Mq 6.8 NTLH). 
O problema que ocorre é que é muito fácil oferecer sacrifícios e ao mesmo tempo distanciar o coração de Deus. Quando Deus rejeitou os sacrifícios de seu povo foi porque estavam vivendo cada vez mais distantes dele. Praticavam o que desagradava a Deus e não se arrependiam de seus pecados. O SENHOR detesta os sacrifícios que os maus lhe oferecem. “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocausto” (Os 6.6).
Às vezes ficamos preocupados e nos cobramos muito a respeito da quantidade de trabalhos e ações que realizamos. Deveríamos nos preocupar mais com a qualidade de nossas obras e com a sinceridade de nossas ações. 


É melhor obedecer a Deus.

Comentários