Vida ou morte

Filipenses 1.21-26

Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fp 1.21).

Paulo faz uma declaração interessante dizendo: Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo. O que nos chama atenção é que tanto viver ou morrer para ele tinha um único significado, servir a Deus. Para ele, o importante não era os tesouros da vida e nem as ruas de ouro do céu. O importante era que Cristo fosse engrandecido na sua vida e na sua morte. Ele deixa claro que o melhor para ele era morrer e estar realmente com Cristo. Mas sabia que ficar vivo significava continuar seu ministério suprindo a carência daquelas pessoas.  
Estava feliz pelas orações dos irmãos em seu favor, pois assim ele entendia que, mais do que a vontade dele, a vontade de Deus iria prevalecer. Ele tinha confiança de que  Cristo seria engrandecido em seu corpo, quer pela vida, quer pela morte. 
Não era ainda hora de morrer. Paulo chegou a esta conclusão e disse: Estou certo que ficarei e permanecerei entre vós, para o vosso progresso e gozo na fé. Para Paulo, vida prolongada não era sinônimo de conquista de bens, não era ter a alegria de ter filhos e netos formados e casados. Sua felicidade não era ter uma igreja grande que pagasse bem pelos seus trabalhos. Ele não queria homenagens e placas comemorativas por seus serviços prestados. Era simplesmente continuar servindo, mesmo que tivesse que sair andando e chorando (Sl 126:6). A vida de Paulo é uma grande lição para nós. Qual o propósito da sua vida e da sua morte?


O propósito da vida está em conhecer e obedecer a vontade de Deus.

Comentários