Testes e Provações

Tiago 1.2-4

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tg 1.2-4).

Testes e provas acontecem para nos fazerem avançar, ou para nos conscientizarem de alguma deficiência. Em ambos os casos o nosso bem é promovido pelas provas às quais somos submetidos. Por isso, ser testado é um grande privilégio.
Tiago, em sua Epístola propõem algo muito intrigante, mas completamente verdadeiro:  Ele propõe que nos alegremos grandemente por passar pelas provações! 
“Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições” (Tg 1.2 BLH). A proposta de Tiago tem a ver com os seguintes argumentos: Primeiro, provas confirmam o interesse paterno de Deus por nós. Segundo, provas nos tornam conscientes de nossos avanços, retrocessos, aptidões e fraquezas. Terceiro, provas produzem perseverança, nos fortalecem. Quarto, provas produzem aperfeiçoamento, nos tornam maduros e corretos.
Mude a maneira de encarar os problemas que surgem na sua vida para lhe testar e provar. Encare-os como um privilégio e não se esquive, nem sinta medo deles.


Provações são bênçãos de Deus para nos tornar melhores! 

Comentários