Trabalhe certo

Eclesiastes 5.10-20

O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol? Ec 1.3

Você já ouviu falar em workaholic? É uma expressão com origem na palavra alcoholic (alcoólatra) e serve para identificar uma pessoa viciada em trabalho. Atualmente este é um grande mal que tem atingido a muitos. Motivados pela alta competição, vaidade, desejo por dinheiro, muitos estão viciados em trabalho. Este tipo de pessoa geralmente não consegue se desligar do trabalho até quando está em casa ou de férias. Assim acaba deixando de lado sua família e amigos. Sofre por trazer para si uma qualidade de vida muito ruim, pois as pressões do dia-a-dia e a auto cobrança exagerada são constantes.
É preciso ter ambição, querer crescer e prosperar, mas na dose certa. Quem trabalha de forma exagerada acaba não aproveitando o fruto do seu trabalho. Trabalhar e desfrutar do trabalho deve acontecer ao mesmo tempo. Não sabemos o que vai acontecer amanhã, se estaremos vivos ou se teremos dinheiro ou saúde, por isso é preciso trabalhar e aproveitar hoje. Não podemos ser escravos do trabalho ou do tempo, eles devem ser nossos servos.
Como nos diz o texto de Eclesiastes, riquezas acumuladas podem apenas causar mal ao seu possuidor. O dinheiro pode trazer um pouco de alegria, mas melhor é o sono do trabalhador que tendo pouco ainda possui muita tranquilidade para dormir.

Esta busca viciada por trabalho reflete o amor ao dinheiro. Ec 5.10 diz: Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Mas quem trabalha com empenho, sem exagero sabendo distribuir seu tempo, poderá desfrutar a sua recompensa. 
Só existe uma coisa pela qual vale a pena trabalhar 24 horas por dia. Trabalhar pela comida que não perece, mas subsiste pela vida eterna. Seja um servo dedicado no trabalho de Deus. Assim poderá comer do pão que será servido hoje e na eternidade. Que nosso maior trabalho seja realizar a vontade de Deus. 


Ser feliz em seu trabalho é um presente de Deus. 

Comentários