Eu Santo?

1 Tessalonicenses 4.1-5

Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem (1 Pe 1.15).

Certa vez um pastor começou sua pregação com uma pergunta: “Se você tivesse de descrever-se com apenas cinco palavras, quais seriam elas?” Ele pediu para que seus ouvintes escrevessem em um papel estas palavras. Entre as palavras escritas havia: organizado, simpático, honesto, entre outras. Mas ninguém escreveu Santo. Parece que fica difícil descrever-se como santo. Mas a primeira coisa que deveria vir à nossa mente é a palavra Santo, pois é assim que Deus quer que nós sejamos. 
Somos filhos de Deus e devemos ser obedientes. Filhos que buscam a santidade que é o oposto da busca pelos maus desejos. 
Santificação começa com o reconhecimento de nossa real situação. Não poderá haver mudança se estamos satisfeitos da forma que estamos. Qual é sua condição espiritual?
Paulo falando sobre a sua situação em Filipenses 3.12 disse: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”.  Ele sabia que ainda não tinha alcançado seu melhor momento, mas estava buscando a cada dia crescer. 
Santo não é alguém que é perfeito, santo é aquele que em sua vida procura aprender com Deus a cada dia e sempre está buscando melhorar, não deixando se amoldar ao mundo.
É preciso lembrar que a santificação não é uma conquista pessoal, mas uma obra de Deus em nossa vida. J. C. Rayle disse: “A santificação é aquela operação espiritual interna que o Senhor Jesus realiza em uma pessoa pelo Espírito Santo, quando a chama para ser um crente verdadeiro. Ele a lava de seus pecados, e separa do seu apego natural ao pecado e ao mundo, insuflando um novo princípio em seu coração e tornando-a piedosa na vida prática.” 
Ser santo é ser separado para o uso exclusivo de Deus. Cada dia subir os degraus da santidade, vencendo as lutas pelo poder de Deus. 


Santidade sem a qual ninguém verá o Senhor

Comentários