Lágrimas

Romanos 12.15-19

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. (Ap 21.4)

Como surgiu a expressão "lágrimas de crocodilo"? No livro “O Guia dos Curiosos” encontramos a seguinte resposta a esta pergunta: A expressão “lágrimas de crocodilo" é usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele "chora" enquanto devora uma vítima.
Lágrimas de crocodilo tem aqueles que aparentemente demonstram preocupação com o problema dos outros, mas na realidade não se importam. E além de não se importarem com a dor de seu próximo sentem prazer em vê-lo sofrendo. Uma total inversão do que ensina Romanos 12.15 quando diz: Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Disfarçadamente muitos ficam tristes com o sucesso do outro e alegres com a derrota dele. Mas viver assim só trará doença para alma e logo este prazer mórbido irá gerar um grande vazio e tristeza em quem o alimenta. 
Não chore lágrimas de crocodilo. Chore com os que choram por amor ao próximo, por desejo de ver a dor deste cessar. Parece que manter distância dos que choram é o melhor caminho para viver em paz, mas Jesus disse nas bem-aventuranças que é muito mais feliz aquele que tem a sensibilidade de sentir a dor de seu próximo e chorar com ele. Grande é o consolo que recebemos pelo sentimento de poder ajudar alguém. “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados" Mt 5.4.
Estar ao lado e compartilhar as necessidades de um amigo ou qualquer pessoa é uma bênção. Exercer misericórdia é tarefa cristã. A promessa para quem é misericordioso é de que irá alcançar misericórdia. A semente de uma lágrima sincera produz como fruto feixes de alegria. Mesmo que o choro dure por um longo período, a alegria virá com certeza. 
Busque a paz com todos. E quando chorar por alguém que as lágrimas de seu rosto expressem uma real dor no coração. 


Chorar pelo próximo é uma demonstração de verdadeira amizade e amor

Comentários