Insensatez pesa

Eclesiastes 10.1-3

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! I Co 10.12

O livro de Eclesiastes fala muitas coisas a respeito da sabedoria. Em especial o capítulo 10 que traz grandes ensinamentos a respeito de como viver uma vida de sabedoria. Para falar sobre isso ele começa fazendo um alerta: Uma pequena insensatez tem mais impacto que muita sabedoria e honra. 
Você pode construir um bom nome através de vários anos por suas atitudes sábias, mas basta uma pequena insensatez para que tudo venha a desmoronar. Para explicar isso, ele usa uma comparação. Fala sobre uma mosca morta que é capaz de estragar um vidro de perfume. “Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor” (Pv 10.1 NTLH). 
A sabedoria é sinônimo de poder. Sua força é maior do que armas de guerra, seu valor maior do que o do dinheiro, mas pode ser destruída por um pequeno pecado.  Embora a sabedoria seja boa, ela pode ser destruída por uma pequena insensatez. Este mesmo princípio é ensinado no Novo Testamento quando diz que um pouco de fermento leveda toda a massa (1Co 5.6). 
Da mesma maneira que não custa muito arruinar um bom unguento, também não custa muito arruinar um bom nome. Insensatez pesa. A ideia de "peso" aponta para a importância de algo. Uma pequena insensatez tem mais impacto que muita sabedoria e honra. Isso nos faz lembrar o que diz Paulo em I Coríntios 10.12. Aquele que pensa estar de pé tenha cuidado. Sempre precisamos ter humildade. Quem se sente muito seguro pode estar a caminho da soberba e, consequentemente, perto da queda. A humildade antecede a honra. Só quando nos mantemos humildemente e constantemente buscando a sabedoria podemos nos manter firmes no caminho de Deus. 
Viver com sabedoria não é uma tarefa fácil. Requer habilidade e dependência de Deus. Isso só poderá acontecer na vida daquele que segue cada dia no temor do Senhor. 

Faça sempre o que você sabe que deve ser feito.

Comentários