Imitadores

Efésios 5.1-11

Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne (Ez 11.19).

A Bíblia diz que devemos ser imitadores de Deus. Para isso é preciso aprender com Cristo a andar como ele andou. Ao mesmo tempo devo rejeitar, não imitar, o que é mal. 
Mas como isso é possível? Como conseguir não ser influenciado pelo mal e ao mesmo tempo praticar o bem? Isso só é possível pelo poder de Deus agindo em nós. É Deus que nos transforma em filhos da luz. 
Como aconteceu este processo de transformação de filhos das trevas para filhos da luz? Como diz Ezequiel 11.19: nos foi dado um novo coração. Este novo coração produz nova vida. Uma vida capaz de guardar os mandamentos de Deus. 
Para sermos imitadores de Deus basta escutarmos as batidas deste novo coração. 
Max Lucado falando sobre isso, disse que nossos movimentos devem proceder do que o Espírito Santo de Deus fala através deste coração transplantado por Deus em nós. Para imitar a Cristo, escute a voz do Espírito Santo de Deus que bate em seu coração.  
Ele conta uma história que aconteceu em 2010, um acidente de esqui ceifou a vida de Taylor, filha de Tara e Todd, de treze anos de idade. Eles decidiram doar os órgãos de sua filha a pacientes necessitados. O coração de Taylor foi doado a Patrícia que teve um novo começo de vida. Tara fez apenas um pedido: queria ouvir o coração de sua filha. Ela e Todd foram visitar Patrícia em casa para ouvir o coração de Taylor. As duas mães se abraçaram por um longo tempo. Então, Patrícia ofereceu um estetoscópio a Tara e a Todd. Quando ouviram o ritmo saudável, de quem foi o coração que eles escutaram? Não escutaram o coração ainda pulsante de sua filha? Ele habita um corpo diferente, mas o coração é o coração de sua filha. 
Um coração doente estava matando Patrícia, mas o novo coração deu a ela uma nova oportunidade. Deus faz isso conosco, remove o coração doente e nos dá um novo coração. E quando ouvimos nosso coração, ouvimos o pulsar da nova vida que Deus nos dá. 


Ser imitador de Cristo, mais do que copiar algo externo, é atentar para o que Deus fala dentro de você.

Comentários