Salto alto

Filipenses 2.3-11

O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda (Pv 16.18).

Um sapo tinha um grande problema. Sua lagoa estava secando. Se ele não encontrasse água rápido, ele iria secar também. Ele ouviu falar de um riacho que ficava logo depois da montanha mais próxima. Se ele pelo menos pudesse viver lá… Mas como poderia? As pernas curtas de um sapo não foram feitas para longas jornadas. Mas então ele teve uma ideia. Convencendo dois pássaros a carregarem, cada um, a ponta de um graveto, ele mordeu o centro do graveto e se segurou. Enquanto eles voavam em direção à água, sua mandíbula segurava firme. Em terra, uma vaca que estava em um pasto viu aquela cena inusitada. Impressionada, ela pensou alto: “Quem foi que teve essa ideia?” O sapo ouviu a pergunta e não pôde resistir em respondê-la: “Eu tiiiiii…”
Estamos propensos a cometer o mesmo erro do sapo. Muitas vezes temos uma preocupação tão grande em mostrar o quanto somos importantes que assumimos uma postura de superioridade. Queremos mostrar o quanto temos ideias maravilhosas e soluções para os problemas dos outros, assim pecamos agindo de forma orgulhosa.  O alerta vem de Provérbios 16 e diz que agir com orgulho é caminho para a destruição. Deixar-se tomar pela vaidade é como calçar um salto tão alto que logo te levará a cair.  
É um grande perigo, um grande mal, um pecado (Pv 21.4).
O ensino bíblico diz que não devemos fazer nada por orgulho ou vaidade. Ninguém deve se considerar superior a outra pessoa. Nossas atitudes não devem visar apenas o interesse próprio, mas também uma preocupação para com o próximo. Para viver de forma humilde devemos tomar como exemplo a vida de Cristo, que mesmo sendo Deus viveu a vida comum de um ser humano. Ele foi humilde até a morte na cruz.
Quem anda em vaidade caminha para um abismo. Quem anda em humildade, no tempo certo será recompensado. Jesus foi elevado a mais alta posição. Os humildes de espírito herdarão o reino dos céus. 


 Um ato soberbo é a maior amostra de insignificância. 

Comentários