Ajuda do Alto

1 Coríntios 8.5-6

Do alto, me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas (2 Sm 22.17).

Os livros de autoajuda se tornaram muito populares. Podemos encontrar sempre alguns deles entre a lista dos mais vendidos do mês. Mas para resolver nossos problemas pessoais, será que basta seguir um guia rápido com orientações gerais? Muitos destes livros vendem ilusões, oferecendo coisas que não podem ser sempre atingidas, como saúde, riqueza e sucesso. Fato é que não basta acreditar em si mesmo para ser feliz e realizar todos os desejos. Devemos acreditar em desenvolvimento pessoal, em mudança pessoal, mas sempre esta autoajuda deve estar relacionada com a ajuda do alto, ou seja, a ajuda de Deus.
Ter ajuda do alto não é pensar que vamos ficar parados esperando Deus providenciar tudo que precisamos. É saber que Deus nos dá força e sabedoria para uma vida melhor. A diferença de ter ajuda do alto e não apenas viver da autoajuda, está em saber que tudo posso, mas não por minhas forças. Tudo posso (autoajuda) em Deus que me fortalece (ajuda do alto).
Enquanto a autoajuda encoraja as pessoas a focarem o desenvolvimento pessoal a ajuda do alto nos faz lembrar que sozinhos não somos nada. Para resolver nossos problemas precisamos da ajuda de Deus e das pessoas com quem convivemos. O caminho da busca da autoajuda pode ser perigoso.  É colocar o eu no lugar de Deus. O ego é o centro das atenções. Já a ajuda do alto é exatamente o contrário, é colocar Deus no centro de tudo. Enquanto a autoajuda diz que tudo o que você precisa para mudar está em si mesmo, Cristo diz: sem mim nada podeis fazer. A autoajuda diz pra você se auto-afirmar, a ajuda do alto pra você se negar. A autoajuda diz que você é seu socorro, a ajuda do alto diz que o socorro vem do Senhor. A autoajuda diz que você tudo pode, a ajuda do alto diz que sem Deus você nada pode fazer.
É preciso crer que existe um único Deus de quem vêm todas as coisas. De Deus emana toda força que move a nossa vida. Ele sustenta nossas ações, alimenta nosso corpo e alma. Você pode ler livros de autoajuda, mas leia a Bíblia.  Ela é o manual da ajuda do alto.

Autoajuda, só com ajuda do alto.







Comentários