Vitória

Salmo 18.35-46

O Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os seus inimigos, para lhes dar a vitória (Dt 20.4).

Às vezes algumas esperanças são frustradas. Problemas que pareciam vencidos começam a nos perturbar e logo o desânimo também aparece. Davi passou por muitas angústias, mas no texto de hoje louva a Deus pela vitória. Uma de suas batalhas está registrada em 1Sm 30. Ele estava em uma situação de grande tristeza e desespero, mas não ficou prostrado em sua dor: “fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus” (v 6). Quando confiamos em Deus, podemos acreditar que não é o fim de tudo, que ainda resta esperança para continuar. Como diz Is 40.29, “ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”. 
Reanimado, Davi toma uma decisão acertada: consulta o Senhor, procurando saber o que deveria fazer naquela hora difícil. Pergunta se deve perseguir seus inimigos e se iria alcançá-los. No momento em que estamos angustiados, melhor do que agir compulsivamente é orar buscando o que Deus quer para a nossa vida. Agir no momento de crise pode ser perigoso. 
Deus lhe respondeu e Davi obedeceu. Interessante que a resposta de Deus foi conforme o pedido de Davi. Ele perseguiu seus inimigos não só por vontade própria, mas porque Deus ordenou. O que poderia parecer uma vingança pessoal se tornou obediência a Deus. Davi saiu daquela batalha vitorioso. O que parecia impossível aconteceu, e ainda recuperou tudo que haviam tomado dele. Quando enfrentamos nossas batalhas, devemos orar, consultar a Bíblia, nos aconselhar com outras pessoas e buscar a melhor decisão. Quando obedecemos a Deus, somos vitoriosos mesmo que as lutas continuem, pois contamos com a ajuda divina (veja o versículo em destaque – assim como Deus agiu com os israelitas no passado, hoje também luta conosco). E, para quem entregou sua vida a Cristo, a maior vitória será, ao acabar esta vida, contemplar seu Senhor esperando-o para viver eternamente com ele no céu!
A vitória é mais saborosa quando vem do resultado da submissão à vontade de Deus.

Comentários