Prudência

I Crônicas 22.11-19

Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude (I Pe 1.3).

Davi falando a seu filho Salomão sobre o trabalho que ele teria que realizar construindo o templo disse: Que o Senhor esteja contigo, te conceda prudência e entendimento.
Para realizarmos a obra de Deus precisamos buscar sua companhia e agir com prudência e entendimento. É preciso disposição, ser forte e corajoso. “Dispõe-te, pois, e faze a obra, e o SENHOR seja contigo!”
Esta palavra combina com vida. Qualidade que consiste em evitar exageros. Prudência é a fuga dos extremos. É viver em tudo com moderação. Devemos comer com moderação, fazer dieta com moderação, falar com moderação, trabalhar com moderação, dormir com moderação. A prudência é uma virtude que revela o temor do Senhor em nós.
Num mundo desequilibrado em seus princípios, precisamos de muito discernimento para sermos prudentes e moderados. Enquanto muitos não se importam com o pecado devemos temer a Deus e guardar os seus mandamentos. Independente da idade, quando buscamos obedecer a Deus somos prudentes. Disse o salmista: “Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos (Sl 119.100).
Prudência é então a qualidade de quem age com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que é fonte de erro e pecado. Prudência é cautela, precaução, circunspeção, ponderação, cordura, sensatez.
O prudente pensa bem antes de agir. Vê o perigo de uma ação errada e abandona o mal caminho. Não é como o insensato que vai adiante em seu pecado sem medir as consequências. O homem prudente edifica sua casa sobre a rocha.
Ouçamos o que disse Davi: Disponde, pois, agora o coração e a alma para buscardes ao SENHOR, vosso Deus; disponde-vos. Isso é uma atitude prudente.
Sabedoria, prudência e temor. A prudência é amiga da sabedoria, elas são filhas do temor do Senhor. Quem teme a Deus é sábio. Quem age com prudência é sábio.

Quem é sábio é prudente e teme ao Senhor.

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves





Comentários