Muito pobre

Provérbios 22.1-11

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos. (2 Co 8.9).

Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar o quanto as pessoas podem ser pobres. Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.
Quando retornaram da viagem o pai perguntou ao filho:
— Como foi a viagem?
— Muito boa papai!
— Você viu como as pessoas pobres podem ser?, o pai perguntou.
— Sim.

— E o que você aprendeu? — o pai perguntou.

O filho respondeu:
— Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles tem quatro. Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim. Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm as estrelas e a lua. Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.
Quando o pequeno garoto estava acabando de responder, seu pai ficou estupefato.
Seu filho acrescentou:
— Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres!
É natural pensar que ser rico ou pobre está relacionado apenas com a nossa conta bancária. Nesta história percebemos uma criança que soube valorizar coisas humildes demonstrando a realidade de que o valor de certas coisas estão mais na forma que olhamos do que especificamente por quanto foi seu custo. 
A Bíblia fala que a boa reputação vale mais do que muita riqueza. Ensina que Deus é o Deus do rico e do pobre. 
Temos que aprender a viver contentes com o que temos. Sempre lembrar que o maior tesouro é espiritual. Este deve ser buscado por nós diariamente. Por mais difícil que esteja nossa situação financeira, se estamos em comunhão com Deus, mesmo pobres somos ricos. 
A busca por riqueza material pode ser perigosa. As riquezas desta terra não vão durar muito. Muitas conquistas não podem ser alcançadas apenas pelo dinheiro. Mas a humildade e o temor do Senhor tem recompensa eterna. 


A simplicidade nos faz enxergar o quanto somos ricos

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves

Comentários