Romanos 10.10-17

“O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade (Ha 2.4).

Embora a Bíblia fale de uma fé pequena e operante, não é sobre uma fezinha que ela está falando. Existe muita fé barata por aí, muita fé falsa. Fé não é culto a personalidades, emocionalismo, superstição, compromisso com religiosidade. A fé não é fé em si mesma, esta não tem absolutamente nenhum valor. O valor da fé está somente em seu objeto. A fé é fé na Palavra de Deus e em Cristo Jesus.  

O que é fé? John Stott disse: “A fé é o olho que olha para Cristo, a mão que o segura, a boca que bebe a água da vida. A cruz é o símbolo da fé cristã, da igreja cristã, da revelação de Deus em Jesus Cristo”
Fé é o conhecimento de Deus e sua vontade. A fé é a principal obra do Espírito Santo em nossa salvação. A fé é o presente da graça de Deus. Mediante a fé somos salvos da morte eterna. Efésios 2.8 nos diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” Esta fé dá razão para a vida alegria em todos os momentos e movimentos.
A verdadeira fé tem como sua base a Palavra de Deus. Vem pelo ouvir a Palavra de Cristo, pela ação do Espírito Santo. Ouvir a palavra traz vida à nossa alma. Calvino disse: “Há uma relação permanente da fé com a Palavra; ela não pode separar-se desta, da mesma forma como os raios do próprio sol não podem separar-se dele, do qual se originam. Tire-se, pois, a Palavra e já nenhuma fé restará”.
A fé tem como centro a história da salvação em Cristo. A fé é fé em Cristo, na salvação em Cristo Jesus. Toda história da vida de Jesus deve ser lida para o fortalecimento da nossa fé.
Quando tudo que ouvimos e aprendemos na palavra de Deus é recebido por nós como uma verdade que deve ser praticada, nossa fé é fortalecida. Somos fortalecidos em nossa fé à medida que nossa fé é uma fé operosa. A fé é mantida através da prática. Fiéis na Bíblia são os que seguem a Cristo. O fiel é aquele que tem fé, que pratica a fidelidade.

A fé contempla a Deus por meio do espelho da Palavra.

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves







Comentários