Em tempo

Efésios 5.14-17

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. (Ec 3:1)

Um grande mal que passa quase desapercebido é o desperdício de tempo. Perdemos muito tempo parados enquanto o relógio continua correndo de forma acelerada. Mas o que fazer? Como aproveitar melhor o tempo que temos?
Paulo está falando que devemos nos afastar das obras da carne e andar como filhos da luz. Como filhos de Deus uma mudança espiritual ocorre no uso do nosso tempo. Passamos a buscar o bem, o louvor a Deus as ações de graça. Não temos tempo a perder participando do mal, que é chamado por Paulo de obras infrutíferas das trevas. Ser bom administrador do tempo inclui compreender e fazer a vontade de Deus. Ef 5.17 (NTLH) diz: “Não ajam como pessoas sem juízo, mas procure entender o que o Senhor quer que vocês façam”

Três lições importantes sobre o tempo vai nos ajudar a praticar esta melhor utilização do tempo:
Primeiro, é preciso lembrar que somos donos do tempo e não seus escravos. Devemos ter o controle do tempo e não o contrário. Não podemos ser levados pelo ativismo dos compromissos. Devemos organizar o tempo, “há tempo para todo propósito...” desde que nos organizemos.
Segundo, só podemos economizar o tempo gastando-o. Não se pode fazer poupança de tempo. Não podemos guardar um pouco de tempo para depois. Assim, sua melhor economia é o investimento. A ociosidade, a preguiça, a falta de foco podem roubar nosso tempo e jogá-lo no lixo. Todo tempo que temos deve ser bem utilizado.
Terceiro, vivemos no presente com a expectativa da eternidade. Nosso corpo, com o tempo, continua se desgastando, mas nossa alma se renova dia a dia, porque a nossa perspectiva é o invisível e eternal. E mais do que palavras de consolo para dias que tão velozmente correm, esta é a mensagem para sermos bons mordomos da vida e do tempo, para a glória de Deus.      
Não sabemos quantos dias viveremos ainda mas sendo poucos ou muitos que sejam bem vividos.


Você que está dormindo, acorde!  Levante-se, e Cristo o iluminará.                    


Rev. Hebert dos Santos Gonçalves

Comentários