Ensinado Cavalo a voar


Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal -  Mateus 6:34 

Um velho rei da índia condenou um homem a forca. Assim que terminou o julgamento, o condenado pediu:
- Vossa Majestade é um homem sábio, e curioso com tudo que os seus súditos conseguem fazer. Respeita os gurus, os sábios, os encantadores de serpentes, os faquires. Pois bem: quando eu era criança, meu avô me transmitiu a técnica de fazer um cavalo branco voar. Não existe mais ninguém neste reino que saiba isto, de modo que minha vida deve ser poupada.
O rei imediatamente mandou trazer um cavalo branco.
Preciso ficar dois anos com este animal – disse o condenado.
- Você terá mais dois anos – respondeu o rei, a esta altura meio desconfiado.
- Mas se este cavalo não aprender a voar, será enforcado.
O homem saiu dali com o cavalo, feliz da vida. Ao chegar em casa, encontrou toda a sua família em prantos.
- Você está louco? – gritavam todos – Desde quando alguém desta casa sabe como fazer um cavalo voar?
- Não se preocupem – respondeu ele.
- Primeiro, nunca alguém tentou ensinar um cavalo a voar, e pode ser que ele aprenda. Segundo, o rei está muito velho, e pode morrer neste dois anos. Terceiro, o animal também pode morrer, e eu conseguirei mais dois anos para treinar um novo cavalo. Isso sem contar a possibilidade de revoluções, golpes de estado, anistias gerais.
-Finalmente, se tudo continuar como está, eu ganhei dois anos de vida, onde posso fazer tudo o que tenho vontade: vocês acham pouco?

Podemos ver nesta pequena ilustração um grande exemplo de alguém que não ficava ansioso por nada. Este homem, mesmo diante da notícia de sua pena de morte manteve a calma. Não ficou preocupado. 

Vamos dividir a palavra preocupação em duas: pré-ocupação. Ou seja, ocupar-se de algo antes que aconteça. Tentar resolver problemas que ainda não tiveram tempo de se manifestar. Imaginar que as coisas, quando chegam, sempre escolhem seu pior aspecto. 

Esta pré-ocupação é algo totalmente inútil. Por mais preocupado e ansioso que alguém esteja, a simples preocupação não ira resolver seus problemas. Além de não resolver nada, a preocupação pode se tornar um hábito. Isso acontece quando por qualquer motivo ficamos ansiosos.  
Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? - Lucas 12:25-26 
Procure lançar diante de Deus as suas ansiedades lembrando que Ele tem cuidado de você. Busque o Senhor e renove a sua esperança.
A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca - Lamentações 3:24-25
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós - 1 Pedro 5:6-7 
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças - Filipenses 4:6

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves 

Comentários

  1. Parabéns pelo site! A leitura diária nos fortifica, aumenta nossa fé e nos deixa mais preparados para enfrentar a vida. Obrigada pelo presente diário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é importante.