Opressão Espiritual


Veja abaixo estudo sobre opressão espiritual 

OPRESSÃO ESPIRITUAL

Definição de opressão na Bíblia – A palavra opressão, oprimido, aparece na Bíblia para descrever a opressão espiritual, para falar de opressão social e dos dois tipos de opressões ao mesmo tempo.
Exemplos:
Opressão geral – Lucas 4:18  “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.”
“Pôr em liberdade os oprimidos” – Tanto oprimidos espirituais como os oprimidos espiritualmente.
Opressão social -  Perseguições, corrupções, injustiças.
Êxodo 3:9  “Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.”
Opressão espiritual – Opressão da alma no mundo espiritual.
Atos 10:38  “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”

De certa forma não podemos separar opressão espiritual de opressão social, pois elas se misturam afetando o homem tanto espiritualmente como fisicamente. 

Mas queremos hoje falar sobre a opressão espiritual no cristão.

A opressão confunde nosso senso de equilíbrio, ela nos cega...
II Timóteo 2:26 “mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.”
O inimigo age na vida de muitos cristãos através da opressão espiritual.
Como isso acontece?
Crentes que começam a descuidar da vida cristã e o inimigo começa a investir nessas vidas, deixando-os divididos, enfraquecidos, tendendo ao pecado, à entrega as coisas que já havia abandonado.
Dicionário :  Opressão – abatimento das forças, prostração.
A opressão gera uma profunda angústia na vida, enfraquece e atrapalha a visão correta de moderação...
Opressão é o ataque do inimigo ao nosso ponto fraco.
Tiago 1:14-17 “14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. 16 Não vos enganeis, meus amados irmãos. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”

Definição do livro O Adversário Mark I. Bubeck: Os cristãos estão sobre o ataque das forças satânicas. Do lado de fora de nossa personalidade, esses poderes podem se aproximar bastante para injetarem suas tentações em nossas mentes, para intrometer-se em nossas emoções, amolecer e condicionar nossa vontade e assaltar nossos corpos.

Liberte-se da opressão espiritual – Que limita, impede o reavivamento.
Atentamos muito mais para a opressão social, física, material do que para a opressão espiritual.
Agimos muito mais para conter os problemas físicos e visíveis do que os problemas espirituais.

Se você fica sabendo que sua conta no banco está sendo invadida e o dinheiro que você tinha está sumindo você para tudo e corre para a agência bancária...
Mesmo se alguém chega para te visitar naquela hora você explica seu problema e sai.
Não temos este mesmo empenho quando o problema é espiritual, às vezes nem notamos que estamos com problema.

1- Reconhecer o poder do inimigo
O diabo não pode possuir um cristão, mas pode oprimir...
I João 1:18-19 “18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. 19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”
Ignorar ou não acreditar na existência ou ação do inimigo é o que ele mais quer ...
Achar que os problemas que temos são apenas “físicos” é um caminho para a derrota. 
Efésios 6:12  “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”
A ação do mal existe e é constante...
Atos 13:10  “Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?”
João 10:10  “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”
Acreditamos que o ladrão está por todo lado... O inimigo está por todo lado...
Chegamos à conclusão. Não podemos simplesmente ignorar a existência do mal, sua ação e seu poder.
Mas devemos ter cuidado para não demonizar tudo... Chegando a chamar dor no estômago de opressão do espírito das barrigas... O sinal que fecha vira a opressão do espírito do sinaleiro. Um cachorro que late, o espírito dos uivos... A multa de trânsito, o espírito do tranca rua...
Cuidado para não esquecer de que maior é o que está em nós

2 – Nunca esquecer que maior é o poder de Jesus
Se o diabo é atuante, o filho do homem veio para destruir as obras do diabo.
Se ele tenta nos destruir, podemos vencê-lo pelo nome de Jesus.
Atos 10:38  “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”
Lucas 4:18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.”
Enquanto o inimigo tenta destruir, Jesus visita a nossa vida e nos enche de vitórias e liberdade.  João 10:10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”
II Tis 3:3 “Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno.”

3- Precisamos confrontar o inimigo
Convidar Jesus para vida – Não devemos dar espaço para o Diabo.
Precisamos fazer parte da igreja, orar, estudar a Palavra...
Entrar na batalha... Resistir, fugir
Confrontar – não conformar, não aceitar, não dar lugar, não o deixar criar ninhos em sua vida (endemoninhar).
Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”
Efésios 4:27 “nem deis lugar ao diabo.”

Efésios 6:11 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo...”
Efésios 6:14-18  14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;  16 embraçando sempre o escudo da , com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.  17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos

Vigiar e orar:
Marcos 14:38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”
Gl 5:17 “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.”
I Jo 2:15-17 “15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16  porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.”

Devemos perdoar o nosso próximo
II Co 2:10  “10 A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; 11 para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.”



Liberte-se da opressão: Reconhecer o poder do inimigo – Lembrar que maior e o poder de Jesus – Confrontar o inimigo.


Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.