Áudio MP3 dia 10/07/2011



Download do arquivo aqui
Veja abaixo mais informações e o esboço usado


Igreja Presbiteriana Central de Ceres
Rev. Hebert dos Santos Gonçalves
Tema: O Amor de Deus e o reavivamento
Texto: João 3.16


 (Obs: Como disse o texto abaixo é apenas um esboço. Acredito que pode ajudar mas não tem a pretenção de ser um estudo bíblico completo, ainda precisa ser trabalhado, passar com correções e edição. Também informo que algumas frases e textos bíblicos foram tirados do livro 3.16 de Max Lucado -  Recomendo a leitura)

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."


 “Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?” - (SL 85:6)
O Clamor por reavivamento
Férias é tempo de renovação e a melhor renovação que podemos buscar é a renovação espiritual.

Reavivamento é vida viva,

REAVIVAMENTO – DESPERTANDO PARA O AMOR DE DEUS
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Reavivamento
1- Deus age a favor do nosso reavivamento nos dando seu amor
O grande amor de Deus.
Deus amou ... De tal maneira
Podemos ter às vezes a impressão de que não temos ninguém que se importe conosco.
Que Deus possa estar muito ocupado para nos atender.
Desta forma vamos secando. Perdendo a fé a alegria da salvação.
Mas o início deste verso diz: Porque Deus...
Devemos atentar para o significado desta palavra de 4 letras.
 A Palavra Deus
O santo, poderoso, onipotente, eterno Deus "amou"
Nosso problema parece impossível, nossa dor irremediável.
Deus, com seu amor, pode transformar em bem nosso mal, dar sentido a nossa vida incerta, nos trazer o reavivamento.
Ouvimos que Deus nos ama.
Amor – Palavra desgastada
Amo muito tudo isso – batata frita hambúrguer, refrigerante.
Eu amo – Mulher, cerveja, carros, dinheiro.
Não é deste amor frágil, descartável, irregular que estamos falando.
Não um amor interesseiro. Que só ama os melhores. 
Um amor ligado pelo amor não por mérito pessoal
Dt 10:15 15 Tão-somente o SENHOR se afeiçoou a teus pais para os amar; a vós outros, descendentes deles, escolheu de todos os povos, como hoje se vê.
Dt 7:7-8  7Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,  8 mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.
Achamos que para amar algo ou alguém deve haver neste objeto amado um grande valor
Temos medo de ser rejeitados por isso estamos constantemente tentando agradar os outros, fazendo o melhor que podemos para que os outros nos aceitem, nos de atenção nos amem.
Como não conseguimos ver algo em nós que possa conquistar Deus, que possa impressionar Deus pensamos que ele não vai nos amar.
Mas ele nos ama apesar de nós.
Deus nos ama.
Precisamos aprender depender deste amor.
(Quando aos outros. Temos que fazer o bem, agradar, contar com a simpatia. Mas nossa atenção e preocupação não pode ser o que os outros pensam. Ou conquistar o amor dos outros pela nossa bondade e beleza. As pessoas devem nos amar pois é um princípio de Deus. Amar ao próximo)
O amor de Deus é comprovado pelo sacrifício de Jesus na cruz
Deus seu filho unigênito.
1 John 4:9  9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.
Foi pago um alto preço – nunca saberei qual o preço.
Foi para vivermos – revivermos – nos dar vida – reavivamento...
George Matheson – aprendeu a depender deste amor
Ele era apenas um adolescente quando os médicos lhe disseram que ficaria cego.
Para não ser rejeitado, ele continuou seus estudos, formou-se em Teologia aos 19 anos. Quando terminou seu curso estava cego.
Sua noiva devolveu o anel de noivado com um bilhete: Não consigo ver meu caminho com clareza para atravessar a vida presa, pelos laços do casamento, a um cego.
Matheson nunca se casou. Adaptou-se ao seu mundo cego, mas nunca se recuperou do coração partido.
Tornou-se um pastor poderoso e poético, levou uma vida plena e inspiradora.
Contudo, de vez em quando, a dor de seu afeto não correspondido reaparecia, como aconteceu no casamento de sua irmã. A cerimônia trouxe de volta lembranças do amor que ele havia perdido.
Em resposta, ele se voltou para o amor inesgotável de Deus em busca de consolo e escreveu estas palavras, em 6 de junho de 1882:
 Ó amor que jamais me deixará, descanso em ti minha alma aflita; devolvo-te a vida que é tua, para que, nas profundezas de teu oceano, seu fluxo possa ser mais rico e mais pleno.  

 1- Deus age a favor do nosso reavivamento nos dando seu amor
2- Nos trabalhamos para o reavivamento correspondendo a este amor acreditando e confiando em Deus. 
Deus é quem da o reavivamento. Ele nos amou. Ele nos chama para junto dele. Da vida.
1 John 5:1  Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus;
John 12:46   46 Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
Luke 12:8   8 Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus;
Todo aquele que nele crê
O que Deus faz chamando para a luz, convertendo pessoas é ilustrado na parábola dos trabalhadores na vinha
Matthew 20:1-16  1 Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha.  2 E, tendo ajustado com os trabalhadores a um denário por dia, mandou-os para a vinha.  3 Saindo pela terceira hora, viu, na praça, outros que estavam desocupados  4 e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo. Eles foram.  5 Tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma,  6 e, saindo por volta da hora undécima, encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes: Por que estivestes aqui desocupados o dia todo?  7 Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Então, lhes disse ele: Ide também vós para a vinha.  8 Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros.  9 Vindo os da hora undécima, recebeu cada um deles um denário.  10 Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um.  11 Mas, tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa,  12 dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia.  13 Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário?  14 Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti.  15 Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?  16 Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Alguns foram contratados de madrugada, outros as 9h, outros ao meio dia, 12h, voltou as 15h para contratar mais. E as 17hs, uma hora antes de encerrar a jornada ele aparece com mais alguns.
Ninguém paga o salário de um dia para pessoas que trabalham apenas uma hora?
Deus faz isso
Chama ao reavivamento a vida e quando terminar este trabalho neste mundo vamos receber a vida eterna.
Deus chama – quem Deus chamou – todo aquele que Deus chamou acreditou – creu – Recebeu seu salário.
Todo aquele que – significa sempre que aquele – quando aquele   -  onde quer que aquele
NELE CRÊ
Deus nos aguarda
Não há condição que seja tão baixa
Hora que seja tão tarde
Lugar tão longe
Uma outra descrição do que Deus fez por nós. Como ele nos deu vida estando nós mortes, morrendo pelo nosso próprio pecado.
É o texto de Nm 21.5 que é citado em John 3:14-15 
John 3:14-15  4 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,  15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Nm 21.5  Porque Jesus precede a oferta de João 3.16 com uma referência a uma serpente no deserto?
Os Israelitas errantes estavam murmurando contra Moisés novamente. Embora estivessem acampados na fronteira da terra prometida e se beneficiassem de 40 anos de provisões de Deus, os hebreus pareciam crianças mimadas
Numbers 21:5-9   5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil.  6 Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel.  7 Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo.  8 Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá.  9 Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.
Esta promessa é uma profecia. Uma promessa
Os israelitas foram curados quando olharam para a haste
Os pecadores acham cura quando olharem para Cristo.
Nós somos como aquele povo que vive nos desertos da vida desanimados, lamentando os problemas, as dores, seguindo para a morte pelos pecados que praticamos.
Mas temos uma saída – olhar para Cristo 
Todo aquele que nele crê, não pereça.
A simplicidade de Deus as vezes nos assusta. Esperamos uma cura mais complicada, com penitências, sacrifícios,
Um tratamento mais elaborado, uma loção terapêutica, uma campanha, sete semanas de vigília.
Moises pode ter achado simples a solução de Deus. Ele poderia ter pensado em uma cura mais elaborada. Com uma pomada feita da mistura de várias plantas, ou uma corrida atrás das cobrar um uma vara especial .
Deus disse olhe para a serpente na aste e não morrerás
Deus diz para nós olhe para a cruz, pra Jesus. E não pereça

1- Deus age a favor do nosso reavivamento nos dando seu amor
2- Nos trabalhamos para o reavivamento correspondendo a este amor acreditando e confiando em Deus. 

3- Prosseguimos no reavivamento firmados na esperança da vida eterna.
Para que tenha a vida eterna.
Nos dá a vida eterna
Passamos por muitas dificuldades e como é ruim sofrer
Vc já parou para pensar com deve ser ruim um sofrimento eterno...
Um castigo eterno,
Nem queremos saber
Quando foi a última vez que você ouviu uma mesagem falar sobre o inferno
Nem queremos saber. Nos afastamos dos hospitais, viramos o rosto quando uma cena de um acidente ou morte passa na TV
Preferimos ver fimes que falam de amor, ilhas paradisíacas.
Mas a Bíblia descreve o inferno
Judas 13 fala do inferno como - negridão das trevas, para sempre.
2 Thessalonians 1:9   9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,
Matthew 8:12  - nas trevas - ali haverá choro e ranger de dentes.
Perecer – é mais que apenas morrer, ser destruído.
Revelation 14:11  11 A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite,
Perecer – No inferno perece a paz, a alegria, a saúde,
Enquanto que Deus vê como preciosa a morte dos seus filhos ele não tem prazer na morte do perverso – Pois ele sabe o que espera o ímpio.
Psalm 116:15   15 Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos.
Ezekiel 33:11  não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva.
Não pereça, mas tenha a vida eterna –
Nos livra da morte, do inferno e nos da a vida eterna no céu
Essa não é mais uma promessa que pode ser frustrada.
Passamos por muitas expectativas frustradas no decorrer da vida, a vida tem desilusões mas cristo não é mais uma ilusão passageira ele é a promessa da vida eterna para a nossas vidas
1 Peter 1:3-9   3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,  4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros  5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.  6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,  7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;  8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória,  9 obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.
O Céu é eterno prazer, paz alegria sem fim
Não é como um almoço que saboreamos – um chocolate que comemos – um cafezinho
Não e como desfrutar das compra de um carro novo, ou dormir a primeira noite na casa nova.
Céu é muito mais muito mais
Encontramos o reavivamento quando percebemos o amor de Deus, cremos nele e sabemos que não vamos perecer.
Mantemos no caminho de Deus pois outro caminho leva ao inferno.
Você gosta de descer escadas - Escadas para cima ou para baixo
Escada rolante ou tradicional?
Escada para o inferno é um escada rolante e para baixo...
A escada para o céu e subida e tradicional...  Precisamos nos esforçar, lutar para nos manter no caminho 
“Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?” - (SL 85:6)

Férias é tempo de renovação e a melhor renovação que podemos buscar é a renovação espiritual.

Reavivamento é vida viva,
1.      Ação livre da vontade de Deus
2.      Nós chama ao arrependimento a crer em Jesus
3.      É acompanhado de ações, frutos verdadeiros
Vida em palavra e poder – Mt 22:23 -  

Comentários