Duplicidade

Apocalipse 3.14-21

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam (Dt 30:19).

O caminho mais comum é o da duplicidade. Uma vida de indecisão que hora escolhe um caminho depois outro inversamente diferente. Toma uma decisão de seguir a Deus depois age como se nem o conhecesse. Josué diante do povo faz um desafio dizendo: Escolham hoje a quem irão servir (Js 24.15a). Ele aponta para uma realidade importante. Não é possível servir a dois senhores. Ou servimos à vontade de Deus ou à vontade do pecado. Os verdadeiros discípulos de Jesus são aqueles que permanecem no seu caminho. Não basta apenas tomar algumas decisões certas, é preciso se afastar dos maus caminhos. Não basta ter aparência de bondade é preciso ser verdadeiramente bom.
A igreja de Laodicéia estava convencida de que tudo ia bem, que não precisava de nada. Mas é chamada de miserável, pobre, cega, nua. A grande critica é que ela nem era quente nem fria, era morna. Muitas pessoas são mornas. Não são frias a ponto de ser repreendidas , recuperadas e nem quentes o suficiente mostrando em suas ações coisas que mereçam verdadeiro destaque. O texto chega a dizer que é melhor ser frio do que morno. Quem é frio e percebe isso, tem mais esperança do que aquele que se esconde atrás de uma vida morna, sem sabor, sem energia.
O desafio que está diante de nós hoje é o mesmo. Vamos ser quentes ou frios, escolher o que é bom ou o que é mal? Seguir a Jesus ou abandonar os seus caminhos?
Quando muitos discípulos de Jesus deixaram de segui-lo, ele perguntou aos doze se eles também não queriam partir. Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna” (Jo 6.68). É preciso falar como Pedro, sabendo que somente com Deus temos um caminho seguro e um destino certo. Escolher a vida e não a morte, bênção no lugar da maldição. Escolha a verdade e ela te libertará.

Duplicidade é falsidade, aproxime-se Deus de verdade.

Comentários