Adversário

Efésios 6.10-13

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar (I Pe 5.8).

De certa forma podemos identificar uma pessoa pela roupa que ela usa. O tipo de roupa que usamos depende do tipo de papel que estamos desempenhando. Um advogado geralmente usa terno, uma noiva tem um vestido longo, um médico se veste de branco, um policial usa farda. Também é costume adaptar o tipo de roupa a determinadas ocasiões, atividades, local e clima.
Paulo ensina em Efésios que o cristão vive uma mudança em sua vida quando se encontra com Cristo. Ele usa a metáfora do vestuário para explicar estas modificações. Em Cristo somos uma nova criação. Nossa velha humanidade é tirada e passamos a vestir uma nova: No lugar da mentira é preciso falar a verdade, a ira deve ser controlada, no trabalho deve haver honestidade, no trato com as pessoas é preciso haver bondade e amor.
Esta mudança de roupas não acontece sem que haja batalhas. Por isso, além dessas novas roupas, Paulo diz que devemos vestir a armadura de Deus. Uma roupa adequada para enfrentarmos os ataques do inimigo. Faz parte da astucia do Diabo nos fazer pensar que ele não existe. Que nossa luta é contra à carne, os problemas comuns. Mas, por traz das aparências, é travada uma batalha espiritual. Nossa luta não é apenas contra nosso patrão, nossos familiares ou contas do mês. O apóstolo fala de um inimigo externo, cujos assaltos podem ser esperados.
Como resistir a assaltos do inimigo? Somos chamados a vestir a armadura de Deus e lutar confiantes, pois somos fortalecidos no Senhor e na força de seu poder. Esta armadura era a vestimenta de um soldado romano: cinto, couraça, botas, escudo, capacete e espada. Ela é usada para representar algumas coisas que não podem faltar em nossa vida: verdade, justiça, evangelho da paz, fé, salvação e a palavra de Deus.
Fique atento. Para poder resistir às ciladas do inimigo é preciso vestir esta armadura completa. Vigiar e orar em todo tempo.

Tão errado quanto atribuir tudo ao diabo é esquecê-lo.

Comentários