Sofrimento para o bem

Salmo 30

A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração (Ec 7.3).

Em toda a Bíblia encontramos relatos de pessoas que passando por dificuldades fizeram dos problemas grandes oportunidades de crescimento. O apóstolo Paulo chega a afirmar que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. Ele diz: “Quando sou fraco, então, é que sou forte.”
É claro que não é somente pelo sofrimento que crescemos. O amor, a misericórdia, a graça e as bênçãos também nos motivam ao crescimento e a aproximação de Deus. Também sabemos que nem sempre o sofrimento traz mudanças boas. Nem todos os que sofrem crescem. Muitos, quando provados, se enfraquecem, pecam mais e até morrem. Mas sábio é aquele que passando por dificuldades, tira deste momento boas lições para o seu crescimento.
A primeira lição importante que podemos aprender com o sofrimento é a humildade. Quando sofremos, ficamos mais humildes. Tratamos melhor o nosso próximo. Reconhecemos que não somos melhores do que os outros. Buscamos mais a Deus. Aprendemos a depender de Deus.
Quando está tudo bem, começamos a pensar que somos bons demais, insubstituíveis, melhores que todos à nossa volta, que já nem precisamos tanto de Deus. Quando há euforia, encantamento, alegria, podemos nos desviar da realidade. Podemos ser atraídos com o poder da alegria e suas fantasias.
Também é importante saber que através do sofrimento temos a nossa força testada e fortalecida. No momento da maior provação é que poderemos conhecer quem realmente somos. Um time de futebol que enfrenta uma seleção muito boa vai se esforçar mais, vai dar o melhor de si, mais do que se estivesse enfrentando um time muito fraco. É como diz a letra de uma música: “Cada vez que minha fé é provada, tu me dás a chance de crescer um pouco mais...” Quando mais passamos por provações, mais somos fortalecidos. Tornamo-nos mais fortes. Quanto mais exercícios, mais fortes seremos.

Os problemas podem ser grandes oportunidades de crescimento.

Comentários