Quem é o inimigo?


Provérbios 19:1-16

“Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele.” Pv 29:20

“A águia e a seta. Uma águia pousada num penhasco olhava com muita atenção para todos os lados procurando uma presa. Um caçador, escondido numa fenda da montanha e em busca de caça, viu a águia lá em cima e lançou uma seta. A haste da seta penetrou no peito da águia e atravessou seu coração. Pouco antes de morrer, a águia fixou os olhos na seta: - Ah, sorte ingrata! – exclamou. – Morrer desse jeito... Mas o mais triste é ver que a seta que me mata tem penas de águia!
Nos preocupamos muito com o que as pessoas podem fazer contra nós, algumas vezes pensamos que estamos sendo perseguidos por alguém quando esta pessoa nem está lembrando de nós e falando alguma coisa contra nós. Deveríamos nos preocupar mais com as nossas atitudes e com o que falamos, pois o nosso pior inimigo pode ser nós mesmos.
Nossas ações precipitadas são uma arma contra nós, através delas pecamos e demonstramos nossa incapacidade. Assim, a queda é uma conseqüência imediata causada por nós mesmos. “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” Pv. 19:2
Mas, nada mais forte do que as nossas palavras para nos colocar em queda livre. O que falamos pode construir uma imagem positiva e gerar uma grande expectativa nas pessoas, mas pode fazer desmoronar tudo que já conquistamos. “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” Pv. 18:21
A chave para não sermos nosso inimigo está em não sermos precipitados. A precipitação é uma acusação pessoal, um botão de auto-destruição que apertamos a assim implodimos, caímos no buraco que cavamos. Cuidemos para não sermos precipitados em nossas palavras e em nossas ações.
Não seja precipitado julgando que o motivo de sua derrota se deve a alguém, sem antes olhar para você e analisar bem se a seta que te atingiu não foi construída por você mesmo.


Seu pior inimigo pode ser você.

Comentários