Porque Sofremos

Êxodo 3.1-10

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis (Lm 3.22).

Algumas vezes fazemos uma interpretação errada de porque sofremos. Entre outras coisas, achamos que se estamos sofrendo é porque estamos sendo castigados por alguma falha. Se Deus fosse nos castigar por todos os erros que cometemos já teríamos sido destruídos. Deus não é um Deus vingativo, mas um Deus de misericórdia. Deus conhece nossa vida e o seu conhecimento é uma forma de proteção. Deus nos conhece para nos proteger, nos ajudar e não para nos punir. Temos que tomar cuidado porque se pensamos no sofrimento apenas como castigo estaremos fugindo de Deus, com raiva de Deus. Não é possível medir o sofrimento pelo número de falhas que cometemos. Nem sempre uma pessoa que sofre mais é porque é mais pecadora. Existem pessoas que nem sofrem tanto e são muito más. Existem outras que mesmo tendo uma vida bondosa são grandemente afligidas.
Não devemos ficar tentando entender o porquê de cada sofrimento. Tendo motivo lógico ou não, o sofrimento é sempre uma oportunidade de nos aproximarmos mais de Deus e crescermos. No sofrimento nos tornamos mais humildes. No momento da dor, somente o consolo do Senhor pode nos amparar. Os amigos ajudam, os recursos financeiros podem ajudar, mas só o Senhor pode amparar-nos totalmente. No momento do sofrimento fica evidente nossa total dependência e necessidade de Deus. Quando somos fracos é que somos fortes, pois nossa força não vem de nós mesmos, mas de Deus.
Não devemos ficar parados tentando entender porque estamos sofrendo. No sofrimento devemos buscar a Jesus, nos aproximar de Deus. No momento de maior dificuldade não deve haver dúvida sobre a quem recorrer. Com a presença de Jesus podemos descansar em meio à dor, sabendo que ele está cuidando de tudo e algo positivo pode vir depois que passarmos pelas dificuldades.

Sofrimento: oportunidade para uma maior intimidade com Deus.

Comentários