Os reis magos

Leitura Bíblica
Mateus 2.1-12

Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra (Mt 2.11).

Os magos eram conselheiros de reis como foram José e Daniel. A visita dos magos ao menino Jesus e a entrega dos presentes é o cumprimento de profecias do Antigo Testamento em que povos gentios trazem suas riquezas ao rei de Israel em uma demonstração de reconhecimento ao seu Senhorio (Sl 71:10; Is. 60:6)
Esta visita ocorreu algum tempo depois do nascimento. Os comentaristas dizem que foi um ano ou mais após o nascimento. Estavam em uma casa, não mais na estrebaria.
Queremos destacar nesta história a entrega dos presentes. Muitos significados podemos considerar através deles. O significado mais utilizado é que eles são uma demonstração de reconhecimento de que Jesus era respectivamente Rei, Filho de Deus e aquele que estava destinado à morte.
Jesus foi saudado com ouro. Através desse presente, podemos lembrar que Jesus é Rei, o mais nobre e precioso rei. Ele deve ser presenteado com o que há de melhor. Devemos dar a Jesus a nossa vida. Ele deve ser nosso tesouro.
Os magos lhe deram também incenso. Uma resina aromática de certas árvores que, misturada com especiarias, era queimada nas cerimônias de adoração a Deus. O incenso era símbolo das orações que subiam para Deus. Através desse presente Jesus é reconhecido como o Filho de Deus. Esse presente nos lembra que nossas orações e adoração devem ser dirigidas a Deus.
Também entregaram como presente, mirra. A mirra é uma erva amarga e simbolizava o sofrimento de Cristo. Este presente nos lembra o seu sacrifício, entregando sua vida para nos salvar. Lembra-nos que fomos comprados por alto preço e devemos segui-lo.

Jesus é nosso Rei, Senhor e Salvador

Comentários