Negar ou seguir

Lucas 22:54-62

Mas aquele que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus (Lc 12.9).
Estamos prontos para seguir a Jesus até as últimas conseqüências?
Certa vez um grupo do Sendero Luminoso invadiu uma pequena igreja no interior do Peru. Depois de dominar o pastor, disseram que os crentes que estivessem dispostos a renegar sua fé podiam sair e os que quisessem permanecer fiéis a Cristo deviam ficar no interior da igreja. Um bom número de crentes saiu, e outro grupo permaneceu na igreja embora crendo que isso lhes custaria a vida. De repente os que estavam dentro ouviram vários estampidos do lado de fora, e o líder do Sendero Luminoso explicou: “Não vamos matar vocês, porque temos profundo respeito por pessoas que amam aquilo que defendem. Mas os que saíram eram covardes, e mereciam ser executados”.
Muitos não entenderam ainda os princípios de Deus e não estão dispostos a viver e a morrer pela causa de Cristo.
Em Mt 26:35 Pedro disse a Jesus: “Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei.” Pedro tinha certeza que nunca negaria a Jesus, mas não foi isto o que aconteceu. Por mais que estejamos firmados em Cristo é necessário que estejamos alertas, para que não venhamos negar a Jesus.
Precisamos estar atentos para que não aconteça conosco o que ocorreu a Pedro.
Quando Pedro nega a Jesus, ele O estava seguindo de longe - Lc. 22:54b “Pedro seguia de longe”. Quando começamos nos afastar de Jesus, estamos a caminho de abandoná-lo. Devemos nos colocar juntos de Cristo, andar com Ele em todo tempo.
Quando Pedro nega a Jesus nega qualquer envolvimento com Ele – Lc.22:57b “Não o conheço”. Podemos fazer a mesma coisa, quando nos comportamos como se não conhecêssemos a Cristo.
Pedro nega também a sua memória – Lc. 22:60 “Não compreendo o que dizes”. Pedro está abandonando tudo o que aprendeu. Esta é a forma mais comum de negar a Cristo. Anular da mente, conceitos básicos e inegáveis. Anular o conhecimento é consumar a queda.

Não vamos negá-lo e sim segui-lo.

Comentários