Comum Preconceito

I Coríntios 1.10-17

Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus (1Co 4.8).

É muito comum agirmos de forma preconceituosa. Parece que somos aptos a descrever uma pessoa depois de conversar algumas horas com ela. Nos orgulhamos de poder descrever alguém só de ver a roupa que está usando.
Por mais que possamos acertar, julgar pela aparência é uma forma preconceituosa de agir, uma atitude de quem realmente está preocupado mais em desqualificar alguém do que conhecê-lo.
Vivemos em um mundo competitivo e por isso condenar os outros é quase uma atitude de sobrevivência. Desta forma, muitas vezes, a atitude comum é desqualificar o maior número de pessoas para que elas não nos atrapalhem, tomando nosso lugar. Neste processo ainda é comum elogiar em excesso um pequeno grupo que escolhemos para promover. É claro que neste grupo nós sempre estamos incluídos. Assim, criamos conceitos sobre os outros, que na verdade são preconceitos. Fazemos isso na maioria das vezes acusando outros de falhas que na verdade estão em nós mesmos.
João 7:24 diz: “Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”. Temos que lembrar que a Bíblia não proíbe o julgamento honesto, Ela nos adverte do perigo da armadilha das aparências.
Para obtermos vitória em nossa vida não é necessário eliminar ninguém, precisamos confiar que Deus nos promove muito mais quando amamos os outros do que quando julgamos preconceituosamente. Fique atento para não chamar o bem de mal e o mal de bem. Não elogie e nem critique apenas pela aparência.
O preconceito contraria o bom senso e a razão. Alimenta o ódio, a intolerância, a suspeita e chega a ser uma forma de superstição. O cristão deve empenhar-se na busca da verdade, na análise de cada situação separadamente.

Viver sem preconceitos é mais saudável, amável e bíblico.

Comentários