Bons olhos

Mateus 6.22-23

Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido (Gn 41.52).

Dependendo da forma que enxergamos a vida, podemos nos considerar o mais feliz ou o mais infeliz de todos os homens. A maneira que enxergamos os acontecimentos pode trazer para o nosso corpo luz ou trevas. Podemos olhar para os problemas, para as limitações chegando a conclusão de que somos os mais sofredores, mas mudando a direção de nossa visão, deixando o pessimismo, a falta de esperança, notando a graça de Deus sobre nossas vidas, descobriremos como temos muitos motivos para nos alegrar e agradecer.
Se os nossos olhos forem bons, seremos curados da inveja que é tão comum. Inveja que nasce da insatisfação pessoal e desta falta de visão positiva. Inveja que se manifesta quando queremos ser o outro, não apenas ter o que o outro tem, mas ter o que é do outro.
Mas reflita! Por que é bom ser o outro? Porque quando pensamos em ser o outro olhamos para o que há de bom na vida do outro, não olhamos para os problemas e dificuldades que ele passa. Interessante é que se conseguimos olhar assim aquele que está fora, também devemos ter a mesma visão sobre a nossa vida. Por mais dificuldades que alguém passe sempre terá inumeráveis fatores positivos a lhe rodear e é nessas coisas que devemos focalizar os nossos olhos.
Alguém pode perguntar: Como vou olhar com bons olhos para minha dor? É possível enxergar e agradecer por tudo o que acontece? Devemos saber que olhar os problemas com bons olhos não é a capacidade de interpretar todas as coisas e saber qual o benefício de cada uma delas. Olhar com bons olhos diante das dificuldades é confiar em Deus e saber que todas as coisas cooperam para o bem, mesmo quando não entendemos o porquê. E também deve ficar claro que a Bíblia ensina agradecer em todas as coisas e não por todas as coisas. O que é diferente.

Devemos olhar com bons olhos para as pessoas, para os acontecimentos, para a vida.

Comentários